26/05/2013 10:00

Segurança do Trabalho

Coluna Assuã – 12 de maio de 2013

Segurança nos mínimos detalhes. Esta é uma preocupação constante em todos os canteiros de obras da Assuã Construções, Engenharia e Comércio. Colocando, acima de tudo, a preservação da vida como seu maior patrimônio, a empresa faz investimentos constantes em equipamentos e treinamento de pessoal visando a segurança no trabalho. O empenho nessa área é tão grande que a Assuã tornou-se exemplo para grandes empresas do ramo da construção civil.

Trabalhar com segurança em um canteiro de obras que abriga centenas de pessoas e milhares de itens é um desafio diário que a empresa enfrenta com extrema responsabilidade. Para isso, os mais modernos equipamentos criados para evitar acidentes são utilizados em todas as obras.

Contudo, a empresa sabe que não basta colocar a mais alta tecnologia à disposição se os funcionários não forem conscientizados sobre a importância de andar de “braços dados” com ela. É exatamente este o motivo que leva a Assuã a oferecer treinamentos constantes às suas equipes, com informações e orientações passadas por pessoas especializadas e com grande experiência no assunto.

Entre as medidas adotadas está a realização anual da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), promovida pela própria empresa a seus colaboradores, e a participação deles na Megasipat feita pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (SindusCon). Neste ano, os dois eventos serão realizados em setembro, colocando os trabalhadores em contato direto com palestrantes de diversas áreas. Segundo o técnico em segurança do trabalho Carlos Eduardo Affonso, em 2013 a Assuã fará a 11.ª edição da sua Sipat.

“Em setembro, os funcionários da empresa participarão desses dois eventos durante uma semana. Eles receberão orientações sobre prevenção de acidentes, trabalho em altura, combate a incêndio, doenças ocupacionais, proteção auditiva, doenças de pele, DST, o perigo das drogas, entre outros temas. Ou seja, além de aumentar o aprendizado sobre temas envolvendo seu dia a dia de trabalho, os funcionários também aprendem a viver com mais qualidade de vida, e podem transmitir isso aos seus familiares”, observa Affonso.

Além da participação na Sipat e na Megasipat todos os anos, os funcionários da Assuã também recebem orientações constantes sobre o tema através dos “Diálogos de Segurança” realizados semanalmente (momento em que todas as regras para um trabalho seguro são reiteradas à equipe) e passam por cursos de qualificação regularmente.

Técnicos de segurança percorrem as obras o tempo todo para verificar se os aparelhos de proteção estão sendo utilizados da forma correta. A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) da Assuã também desenvolve trabalhos constantes junto aos trabalhadores.

Equipamentos modernos, como elevadores de última geração para o transporte de materiais e de pessoas, estão instalados em todas as obras. Tudo faz parte de um conjunto de medidas que visam a qualidade máxima dos trabalhos e a segurança das equipes envolvidas na execução dos projetos.

“Os investimentos da Assuã na área de segurança do trabalho são constantes e incansáveis. Tudo isso se reflete na maior conscientização dos funcionários e na taxa zero de acidentes”, observa Affonso. Além dos técnicos de segurança e engenheiros, um médico do trabalho também faz parte da equipe fixa da empresa para atender seus funcionários.

Fonte: Jornal da Cidade