21/09/2012 16:00

As 10 construções mais interessantes de Londres

Empresas, escolas ou ministérios não costumam fazer parte dos roteiros turísticos de quem vai para Londres. Mas entre sábado, dia 22, e domingo, 23, estes e outros prédios da cidade estarão abertos para visitação, na 20ª Open House London.

O evento acontece todos os anos em setembro, para promover o acesso a construções assinadas por grandes arquitetos, normalmente fechadas ao público. Este ano, participam 800 prédios. Como seria impossível ir a todos em apenas um final de semana, Victoria Thornton, diretora do Open-London, organização sem fins lucrativos que organiza as visitas, separou dez projetos imperdíveis para quem estiver em Londres.

1 - Lloyd's of London
Conhecido como Lloyd's Building, abriga uma empresa de seguros. Construido em 1986 pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, responsáveis também pelo Centro Georges Pompidou, em Paris, o prédio já foi usado para locação de muitos filmes, como Mamma Mia! e O Escritor Fantasma.

2 - Escola Primária Clapham Manor
O que era para ser uma simples reforma acabou transformando esta escola em um dos prédios mais chamativos de Londres. Os arquitetos do escritório DRMM usaram vidro multicolorido na fachada e ganharam prêmios como o Civic Trust Award e o Stirling Prize de 2010.

3 - Sunken House
O arquiteto David Adjaye é conhecido por projetar casas para celebridades como Ewan McGregor. Neste projeto para o fotógrafo Ed Reeve, ele usou uma estrutura simples de madeira pré-fabricada. Reeve abrirá sua residência para o evento.

4 - Ministério das Relações Exteriores
Construído no século 18, com piso de mármore e colunas de granito, o prédio onde hoje funciona um ministério já foi ameaçado de demolição na década de 1960. O governo precisava de mais espaço e sugeriu a construção de escritórios em seu lugar. A população, no entanto, foi contra e o prédio pôde ser restaurado entre 1984 e 1997.

5 - The Gherkin
O "pepino em conserva", como é chamado pelos londrinos, tem 180 metros de altura. O projeto é do arquiteto Norman Foster e levou três anos para ser concluído. Pertence a uma seguradora suíça.

6 - Brick House
Já imaginou uma casa construída somente com tijolos, sem revestimentos? Foi o que os arquitetos do escritório Caruso St John fizeram na Brick House. O projeto ganhou os prêmios RIBA London Award eStirling Prize em 2006. A família que mora lá topou abrir a casa para visitação.

7 - Angel Building
No começo dos anos 1990, a prefeitura de Londres decidiu revitalizar a região de Angel, no norte da cidade. Os arquitetos do escritório AHMM foram chamados para reformar um prédio comercial, com três objetivos: usar a estrutura existente, criar um ambiente positivo e fazer tudo de maneira sustentável.

8 - Burton House
Outra família decidiu abrir as portas de sua residência para o evento. Os moradores da casa projetada pelo escritório de arquitetura Ahrend Burton Koralek gastam a metade do que uma família comum na conta de luz. O truque? Muitas janelas, para a entrada da iluminação natural.

9 - Igreja Lumen
A igreja gótica no bairro de King's Cross foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Em seu lugar, os arquitetos do escritório Theis and Khan fizeram a Lumen United Reformed Church. A transformação lhes rendeu o RIBA Award de 2009.

10 - 31b St Mary's Road
É uma das três casas idênticas construídas pelos arquitetos Peter Foggo e David Thomas. Os projetos foram inspirados pelo movimento pós-Segunda Guerra Mundial American Case Study Houses, que pretendia construir casas práticas, baratas e inspiradas.

Fonte: Revista Casa e Jardim