12/05/2015 11:25

Telhado verde

Redução de custos de energia elétrica, melhoria no meio ambiente e menos enchentes. Esses são alguns dos benefícios que o telhado verde pode proporcionar às casas, prédios e a toda atmosfera.

Estudos realizados pelo Conselho Nacional de Pesquisas canadense demonstram que edifícios com até três andares podem ter seus custos de energia elétrica, com refrigeração como ar condicionado e ventilador, reduzido em 50% ou mais com a solução verde.

O valor cobrado para a implantação do telhado verde depende do tipo de sistema escolhido, do projeto e da localidade. Mas, para se ter uma ideia, o preço varia entre R$ 170 e R$ 250 por m².

A redução de enxurradas também é um fato curioso e importante, principalmente para as regiões propícias a alagamento, já que o jardim absorve a chuva.

Pensando na causa sustentável, o telhado verde aumenta a retenção de água, melhora o microclima, aumenta a proteção contra o ruído externa e oferece um habitat natural.

O sistema pode ser instalado em qualquer região e em qualquer clima. O único ponto a se observar e que se deve respeitar é o plantio de espécies apropriadas para cada caso. Além disso, é possível criar uma horta orgânica no próprio telhado com hortaliças, suculentas, grama amendoim, rabo de gato, entre outras.

Manutenção – A frequência de manutenção é determinada pelo tipo de vegetação e expectativas estéticas do proprietário.

Alguns pontos devem ser analisados pelo menos uma vez por ano:

1 – Drenagem: checar se os bocais dos drenos tem passagem livre da água;

2 – Adubação: dependendo da espécie cultivada, checar a necessidade de adubação de reforço nutricional;

3 – Plantas invasoras: é recomendada a retirada de plantas invasoras que possam danificar a drenagem ou a estrutura de suporte;

4 – Corrosão: no caso de calhas, telhas e outros materiais metálicos, checar resistência à corrosão.

Fonte: Revista Zap Imóveis